mapa

sobre

A identidade de um território é formada por suas características naturais e pelas marcas impregnadas a partir dos processos culturais que se desenrolam sobre ele ao longo da história. Pode-se dizer que o conjunto composto pelo patrimônio natural e pelo patrimônio cultural confere a um território o que reconhecemos como a sua essência.

O rio Camboriú é parte integrante do patrimônio cultural de Santa Catarina, sendo testemunha de toda a história do desenvolvimento do litoral norte do estado. Ao longo de seu percurso, deixa fortes vestígios na paisagem e é fator determinante nas estruturas das sociedades que com ele convivem.

Reconhecendo sua importância, o coletivo OiA - Observatório de Interações no Ambiente - vem realizando, desde 2016, uma série de estudos transdisciplinares sobre a paisagem cultural do rio Camboriú, que já resultaram em diversos projetos culturais apresentados à comunidade local.

Nestes estudos foi percorrida toda a extensão de 40 km do rio, desde as nascentes nos morros de Camboriú até a foz no Oceano Atlântico em Balneário Camboriú, sendo identificados e registrados os elementos paisagísticos que caracterizam significativamente o sistema cidade-rio-sociedade e que traduzem uma identidade para este território.


O projeto MARGENS surge como um portal que reúne os diversos resultados e produtos culturais gerados até agora: livro, documentário, mapas, relatórios, fichamentos, blogs, piqueniques, palestras, eventos... em uma plataforma única, de acesso universal, democrático e atualizável, difundindo o conteúdo para um público ainda mais amplo e servindo como uma plataforma estruturante e multiplicadora para outras iniciativas.

Busca fortalecer o entendimento de que os rios e as paisagens hídricas são indicativos da qualidade de vida de um território, tanto por sua importância ambiental quanto pelo caráter de identificação cultural que promovem. E que o reconhecimento e a valorização das águas fluviais como patrimônio cultural são etapas indispensáveis à criação de cidades mais sustentáveis, humanas e resilientes.


__

MARGENS busca contribuir para o fortalecimento das políticas públicas de gestão da paisagem urbana e do patrimônio cultural, disponibilizando seus resultados e produtos à população, turistas, pesquisadores e administradores municipais, visando garantir a continuidade dos estudos e a multiplicação dos conhecimentos.

Reconhecendo o momento sensível e de urgência que vivemos na contemporaneidade, o projeto busca, ainda, atender, de maneira ampla e irrestrita, os compromissos determinados pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas através do enfoque nos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 4 - Educação de Qualidade e ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis.